sexta-feira, 17 de julho de 2009

Desempregados de até 24 anos enfrentam dificuldades na hora de entrar no mercado de trabalho

Autor: Paulo Paim


Pesquisas divulgadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE, sobre emprego e desemprego, denunciam que os jovens representam 45,5% dos desempregados, quase metade de todos os desempregados do país.
Segundo o DIEESE, dos 3,2 milhões de desempregados pesquisados nas regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife e Distrito Federal, 1,5 milhão são jovens deaté 24 anos.
A população economicamente ativa com mais de 16 anos é minoria entre os que conquistaram um posto de trabalho. A fase mais crítica compreende o período entre os 16 e os 24 anos. Justamente porque é esta a fase da vida que coincide com a conclusão de uma formação e a busca de uma vaga no mercado de trabalho.
Sabemos que a necessidade de uma colocação no mercado de trabalho, muitas vezes, atrapalha e desestimula a continuidade dos estudos, ampliando os números
da evasão escolar.
Neste sentido, a pesquisa demonstra que os jovens trabalham com uma carga horária
acima do limite legal, colaborando para o afastamento dos bancos escolares. Além do
que, o rendimento recebido pelos jovens varia entre um e dois salários mínimos.
A falta de uma perspectiva profissional para os milhares de jovens brasileiros é um
fator preponderante de desagregação social e de aumento da criminalidade. Baseados
nestes dados, concluímos que é preciso fomentar a economia brasileira e gerar os
empregos de que o país precisa.
Um dos maiores especialistas em desemprego do país, Márcio Pochmann, em uma entrevista dada em 2000, já alertava sobre o assunto dizendo o seguinte:
“Como há pessoas disponíveis e não há vagas para serem ocupadas, isso gera um acirramento da competição no interior do mercado de trabalho. Os postos de trabalho que eram tradicionalmente ocupados pelos jovens estão sendo hoje ocupados por adultos. É por isso que as empresas dizemque o jovem não tem preparação.”
No mundo inteiro, hoje, temos o maior número de adolescentes de toda a história da humanidade. Por isso, precisamos investir nos jovens, promover o seu desenvolvimento, criar perspectivas favoráveis para o seu futuro e apoiar sua participação integral na sociedade.

Seja o primeiro a comentar

Amigos que passaram por aqui:

Seguidores

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO