segunda-feira, 27 de julho de 2009

Caminho certo para o emprego

Fonte: Jornal O Dia

Cursos profissionalizantes e de qualificação ajudam trabalhadores na hora de disputar uma vaga no mercado. Empresas públicas e privadas oferecem aulas nas mais diversas áreas em todo o Estado do Rio de Janeiro

POR ANDRÉA MACHADO, RIO DE JANEIRO

Rio - Dados da Secretaria Estadual de Trabalho (Setrab)mostram que quase 20% das vagas oferecidas mensalmente nas agências de emprego não são preenchidas. O principal motivo: falta qualificação ao profissional. Em todo o estado, instituições públicas e privadas oferecem diferentes cursos profissionalizantes e técnicos. Falta de dinheiro não é motivo para não se capacitar: há oficinas gratuitas com inscrições abertas em vários locais.

Durante seus 39 anos, o curso Poliarte já formou mais de 85 mil alunos. Grande parte foi parar direto em grandes empresas: “Temos contato com mais de 1.200 empresas que terceirizam para a Petrobras. Mandamos o currículo de nossos alunos para todas”, contou o diretor Dinat Becker.

O setor de petróleo e gás é um dos que mais vêm crescendo no País. Para atender a essa demanda, há necessidade de profissionais formados. Os cursos de refino de petróleo, offshore (plataformista, homem de área e hotelaria) e onshore (soldador, caldeiraria, encanador industrial, maçariqueiro e esmerilhador) são os mais procurados no Poliarte.

Em funcionamento desde 1932, a Escola Técnica Rezende-Rammel forma profissionais nas áreas de petróleo e gás, gestão empresarial, química, eletrônica, informática, eletrotécnica, mecânica, mecatrônica e telecomunicações. A escola é outra que faz convênio com empresas para capacitar seus funcionários.

No Senac Rio, a cartela de cursos é muito variada. O que mais emprega é o de Técnico em Segurança do Trabalho. A instituição também mantém, em parceria com a Fecomércio-RJ, o ‘Click Oportunidades’, que encaminha estudantes de seus cursos para as vagas de emprego oferecidas pelos empresários do setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Em pouco mais de dois anos, 8.817 ex-alunos foram encaminhados para processos de seleção nas empresas. Recentemente, o Senac mudou o conteúdo de todos os seus cursos técnicos para adequar sua estrutura curricular às exigências do mercado.

A Faetec está com inscrições abertas para 885 vagas nos municípios de Petrópolis (inglês), Duque de Caxias (apontador de obras e pedreiro), Resende (carpinteiro de formas e apontador de obras) e São João de Meriti (apontador de obra, ladrilheiro, armador, carpinteiro de formas e pedreiro).

Governo do estado capacita trabalhadores para obras

O governo do estado, em parceria com o Ministério do Trabalho, está oferecendo qualificação gratuita. Beneficiários do Bolsa Família podem fazer cursos pelo Planseq (Plano Setorial de Qualificação). De acordo com a Setrab, mais de 15 mil trabalhadores serão qualificados no estado.

Parte das vagas será reservada a mulheres (30%) e outra parcela a trabalhadores inscritos nas agências estaduais de trabalho e renda (5%). Serão oferecidos cursos de pedreiro, azulejista, pintor, encanador, reparador, eletricista, armador, auxiliar de escritório, gesseiro e carpinteiro.

Cada trabalhador poderá fazer até dois cursos. O objetivo é qualificar mão de obra para atender à demanda na área da construção civil, gerada por ações como o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e o Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro).

1. POLIARTE
Rua Senador Pompeu 212, Centro www.poliarteoffshore.com.br

REZENDE-RAMMEL
Rua Lins de Vasconcelos 542, Lins de Vasconcelos (www.etrr.com.br)

SENAC RIO
www.rj.senac.br e 4002-2002

SENAI
Informações sobre os cursos no site www.firjan.org.br

SETRAB
Avenida General Justo 275, Castelo — Telefone: 2332-6767

FAETEC
Informações pelos telefones (21) 2332-4083 e 2332-4085

Seja o primeiro a comentar

Amigos que passaram por aqui:

Seguidores

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO